Google anuncia novo e-mail
Quais são os maiores desafios do Wave, o novo produto do Google que quer unificar e-mail, messenger, fotos e demais ferramentas de comunicação na web
29/05/2009 - 16:34
O Google trabalha em mudanças radicais para tentar mudar a maneira  como falamos uns com os outros na internet. Mas não será nada fácil. O novo  produto de comunicação da empresa, o Wave, anunciado nesta sexta-feira, 29, (mas  que ainda não tem data de lançamento) é um e-mail com novos elementos, como  instant messenger, o galerias de fotos, widgets e jogos.
O Wave aparenta  ser interessante e, se for lançado, pode algum dia se tornar um grande divisor  de águas e tornar-se um problema para quem vende e-mails mais tradicionais  (Microsoft) ou empresas que focam em mensagens instantâneas (Facebook ou  Twitter). Mas isso não será tão cedo, já que muita coisa precisará acontecer  para o Wave chegar lá.
O princípio básico do produto é de ser uma  plataforma open-source e gratuita do Google, que pode ser atualizada por outras  empresas. A grande questão é: como o e-mail do Google está tentando substituir  duas das ferramentas mais universais da internet - o e-mail e o instant  messenger - ele precisará ser muito disseminado para ter efetividade.
Em  outras palavras, para o Wave ser útil, todo mundo com quem você se comunica  precisará ter uma conta do Google Wave que seja checada  regularmente.
Outro obstáculo é a mobilidade. As fotos divulgadas do Wave  parecem bonitas em nossos monitores, mas metade das nossas atividades com e-mail  são via telefone. Pelo que se aparenta, o Wave não irá funcionar no iPhone, por  exemplo.
No momento, o Wave é uma ideia embrionária. É uma mudança muito  maior do que o Gmail, lançado em 2004. Mas segue um pouco longe de se tornar um  produto disseminado que substitua e-mail, Messenger e as outras ferramentas que  usamos para nos comunicar.
Dan Frommer, editor da Business Insider, para  Advertising Age.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário