quarta-feira, 3 de junho de 2009

Search Marketing Expo 2009




As primeiras impressões do Search Marketing Expo

Sócio da F.biz está em Seatle, de onde enviará ao M&M Online as novidades da versão"advanced" do Search Marketing Expo, maior evento de Search e Social Marketing do planeta

Roberto Grosman*

02/06/2009 - 18:27

Nesta semana, a atenção do mundo do Search está totalmente voltada para Seattle. Além do esperado lançamento do "Bing", novo serviço de busca da Microsoft, está acontecendo um dos maiores eventos para o público que segue, admira e trabalha com Search e Social Marketing, o SMX - Search Marketing Expo.

Organizado pelo principal site de SEM, o Search Engine Land, o SMX acontece algumas vezes por ano em diversas versões e cidades (em agosto será a vez de São Paulo). Porém, a versão Advanced, com grandes nomes do SEM palestrando e assistindo, acontece apenas uma vez por ano, em Seattle.

O evento tem sessões de palestras e empresas expondo suas novidades. As palestras estão organizadas em quatro "trilhas" - SEO (Otimização para Buscadores), PPC (Links Patrocinados), Social Media e Business. Além disso, existem sessões patrocinadas pelas principais empresas do setor, entre elas Google, Microsoft e Facebook. Estas mesmas empresas, além de outros prestadores de serviços relacionados a SEM, estão expondo suas novidades e serviços em estandes do evento.

Além de palestras e debates com grandes nomes do mercado como Danny Sullivan (editor do Search Engine Land), Matt Cutts (engenheiro do Google e guru de SEO) e Dr. Qi Lu (presidente de Online Services da Microsoft), o evento se destaca pelo público altamente especializado em SEM. As perguntas agregam muito ao debate e ao relacionamento entre os profissionais presentes. Durante os almoços organizados e eventos, é possível trocar experiências valiosas com os participantes.

Uma coisa curiosa, para quem não participa muito deste tipo de evento, é o uso deliberado e incentivado de laptops e, principalmente, netbooks (como esse que estou usando no momento) para atualizar, comentar e "narrar" as palestras no
twitter.   Foi muito difícil decidir qual "trilha" seguir porque todas possuem conteúdo e palestrantes interessantes. Clicando aqui você confere a agenda completa. Mas como decidi escolher por palestras, farei uma mistura de todas as "trilhas" e assim que tiver novidades escrevo novamente!

* Roberto Grosman é sócio da F.biz. Hoje atua como diretor de mídia da agência. Grosman possui bacharelado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (São Paulo) e MBA no MIT Sloan School, em Boston, nos Estados Unidos. Atuou como executivo da loja online Amazon.com e como Senior Adsense Manager Latin America para o Google.

Nenhum comentário: