quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O que mudou no google?

Popups com efeito nefasto no posicionamento no Google?

Posted: 18 Nov 2008 03:01 PM CST

De um momento para o outro 75% das visitas oriundas do Google desapareceram de um site de um colega. O site continua listado no Google, uma busca com o comando site devolve milhares de páginas, simplesmente, quando antes estava posicionado entre os primeiros resultados do Google foi agora remetido para as calendas gregas. O gráfico ilustra a descida abrupta:

Trafego enviado pelo Google

Trafego enviado pelo Google

O site não tem links escondidos nem se dedica a quaisquer outras práticas como keyword stuffing. Mesmo assim, em buscas que incluem o nome do site este surge depois de vários outros que redistribuem os seus conteúdos.

É para mim evidente que o site está sujeito a uma qualquer filtragem pelo Google e, ainda sem uma análise detalhada do site, as popups surgem como o principal suspeito.

Porque não gosta o Google de popups?

É sabido que a maior parte dos utilizadores não gosta nada de popups. São intrusivas, inoportunas e fechadas assim que conseguimos acertar com o rato no botão para fecho da janela. Se as popups são más para os utilizadores são más para o Google que fica mal na fotografia. Mais, o adwords do Google proíbe os seus anunciantes de incluírem popups nas landing pages dos seus anúncios.

Não que seja relevante para o caso mas popups deste site, entretanto removidas, eram especialmente intrusivas porque ultrapassaram as defesas do Firefox. Já no Chrome não. O Chrome é uma das minhas pista enquanto fonte do Google: desconfio que o Google use a informação do navegador (removida de qualquer informação privada) para detectar situações como esta.

Outras pistas incluem informação recolhida pelos bots, revisões manuais ao site ou uma filtragem transversal a todos os sites que tenham o widget da motigo. O que o Google de certeza não usa são os dados cedidos voluntariamente pelos webmaster, como sejam as estatísticas do Google Analytics.

Atenção aos widgets

No caso particular a popup estava associada a um widget, da motigo. Estas popups são muitas vezes uma surpresa para os admnistradores dos sites que não sabem da sua existência: as popups não são servidas aos visitantes regulares do site nem surgem de imediato com a colocação do widget.

Os bloggers que usam destas ferramentas devem verificar regularmente se o seu site emite popups, que não só podem colocar em causa o posicionamento no Google como irritam e mandam embora os visitantes. Para o fazer terão de limpar todos os cookies e a cache e/ou visitar o site ou usar de um navegador diferente daquele que usam regularmente.

Nenhum comentário: